Encerrando as comemorações da Semana da Mulher, a Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) realizou, na manhã desta quinta-feira (13), uma sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março.
Durante a cerimônia, o deputado Vilmar (Solidariedade), primeiro secretário da Aleto, prestou homenagens à prefeita de Itaporã, Keia Caponi, e à primeira-dama de Arraias, Edna Braz.
Homenageadas
Rosicle Luiz Caponi Ferreira, conhecida como Keia Caponi, prefeita de Itaporã, possui mais de 15 anos de experiência na vida pública. Ela já exerceu dois mandatos como vereadora e dois como vice-prefeita. Agricultora, Keia sempre defendeu causas voltadas ao meio rural. Sua simplicidade, proximidade com a comunidade e proatividade são reconhecidas, especialmente em sua atuação como coordenadora do Hospital do Amor em Itaporã, onde mobiliza parcerias e eventos solidários para arrecadar fundos para a instituição.
Edna Maria Braz Gomes de Almeida, primeira-dama de Arraias, é conhecida como Dona Edna. Junto ao seu esposo, prefeito Herman Gomes, reeleito com alta aprovação popular, atua diariamente em questões sociais e no apoio à comunidade local. Natural do interior de Goiás e filha de comerciantes, Edna conciliou desde cedo trabalho e estudos, sendo a primeira de sua família a concluir o ensino superior. Ela é mãe de Maitê e Miguel.
Diploma Mulher Cidadã Guilhermina Ribeiro da Silva
Durante a solenidade, cerca de 20 mulheres que se destacaram em ações pela defesa dos direitos femininos, igualdade de gênero e contribuição ao desenvolvimento do Tocantins foram agraciadas com o Diploma Mulher Cidadã Guilhermina Ribeiro da Silva.
A honraria foi criada pela Mesa Diretora da Aleto por meio da Resolução nº 301, de dezembro de 2011, em homenagem à artesã Guilhermina Ribeiro da Silva, conhecida como Dona Miúda, líder comunitária da Comunidade Mumbuca, no Jalapão, e precursora na divulgação do artesanato em capim dourado, símbolo cultural do estado.