A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), concedeu isenção automática do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2025 para 31.538 imóveis na Capital. A medida beneficia imóveis edificados e residenciais, cujo valor do imposto seja de até 50 Unidades Fiscais de Palmas (Ufips), o equivalente a R$ 231,00. Além disso, a isenção contempla apenas contribuintes pessoas físicas que possuem um único imóvel no município. A dispensa do pagamento também inclui a Taxa de Coleta de Lixo.
IPTU Social: benefício para idosos e aposentados
Além da isenção automática, a Prefeitura mantém o IPTU Social, destinado a idosos (acima de 65 anos), aposentados, pensionistas e pessoas com deficiência física incapacitados para o trabalho. Nesse caso, o benefício não é concedido automaticamente e depende de comprovação individual. Para se enquadrar no IPTU Social, o imóvel deve ser residencial, edificado e de posse única do requerente, com valor do imposto de até 150 Ufips (R$ 693,00).
Os interessados devem solicitar o benefício anualmente, comparecendo a uma das unidades do Resolve Palmas ou acessando o Portal do Cidadão.
Descontos no pagamento do IPTU 2025
Os contribuintes que não se enquadram na isenção ainda podem obter descontos no pagamento do IPTU 2025. O prazo para quitação da parcela única ou primeira parcela vence no dia 17 de março. Quem optar pelo pagamento à vista pode ter até 30% de desconto, distribuídos da seguinte forma:
- 10% para quem pagar à vista;
- 10% para contribuintes adimplentes com todos os tributos municipais quitados;
- Até 10% para aqueles que converterem créditos da Nota Palmense Premiada em desconto no IPTU.
Os boletos já estão disponíveis para emissão no site da Prefeitura de Palmas. Já os proprietários de imóveis não edificados devem retirar os boletos presencialmente em uma das três unidades do Resolve Palmas.