A parceria entre a Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) e a Defensoria Pública do Estado foi amplamente elogiada por defensores públicos e corregedores-gerais de todo o país durante encontro realizado no Parlamento Estadual. Na tarde desta quinta-feira (24), o vice-presidente da Aleto, deputado Léo Barbosa (Republicanos), recebeu os representantes, que destacaram a colaboração institucional como um exemplo positivo.
“É com muito orgulho que dou testemunho do excelente trabalho que a Defensoria Pública do Tocantins vem desenvolvendo, resultado de parcerias tão relevantes com instituições como a Assembleia Legislativa”, afirmou o defensor público-geral de Roraima e presidente do Conselho Nacional de Defensores Públicos-Gerais (Condege), Oleno Inácio de Matos.
O defensor público-geral do Tocantins, Pedro Alexandre, também ressaltou o comprometimento dos parlamentares tocantinenses com a atuação dos defensores públicos. “Os deputados têm sido aliados fundamentais, especialmente na defesa e aprovação de medidas que promovem a justiça social. O Governo do Estado e a Assembleia Legislativa demonstram um alinhamento importante com essas pautas”, avaliou.
Pedro Alexandre ainda destacou a atenção e sensibilidade dos deputados às demandas da Defensoria Pública. “Observamos a agilidade dos parlamentares desta Casa em pautas que impactam diretamente a vida dos tocantinenses que mais precisam. Eles são um ponto de equilíbrio, fortalecendo a atuação e a projeção da Defensoria na sociedade”, pontuou.
Durante a visita, Léo Barbosa agradeceu a presença dos defensores públicos e reafirmou o compromisso da Aleto com a instituição. “Nosso papel é representar os cidadãos, enquanto vocês [defensores] garantem o acesso à justiça e aos serviços públicos de qualidade. Manter essa parceria é fundamental para fortalecer a cidadania e a justiça social”, concluiu o deputado.
Reuniões Ordinárias
Os defensores públicos e corregedores estão em Palmas para participar das reuniões ordinárias do Conselho Nacional de Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege) e do Conselho Nacional de Corregedoras e Corregedores-Gerais das Defensorias Públicas dos Estados, do Distrito Federal e da União (CNCG), que seguem até esta sexta-feira, 25.
Foto: Isis Oliveira