Governador Wanderlei articula manutenção da Ferrovia de Integração Oeste-Leste no Tocantins
O governador Wanderlei Barbosa reuniu-se nesta terça-feira, 11, com o ministro da Infraestrutura, Renan Filho, para tratar da manutenção do traçado original da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL) no Tocantins. O encontro contou com a presença do senador Eduardo Gomes, dos deputados federais Alexandre Guimarães e Antônio Andrade, do prefeito de Figueirópolis, José Fontoura, do vice-prefeito Fernando Fernandes e do secretário de Estado de Representação em Brasília, Carlos Manzini Júnior.
O principal tema da reunião foi a preocupação com a possibilidade de alteração do trajeto da FIOL para Mara Rosa (GO), o que excluiria o Tocantins do projeto ferroviário. O governador alertou sobre os impactos econômicos dessa mudança, especialmente para Figueirópolis, e ressaltou a importância da ferrovia para o escoamento da produção agropecuária e mineral do estado.
“A FIOL é essencial para o desenvolvimento econômico do Tocantins, garantindo um corredor de exportação eficiente para grãos e minérios rumo ao Porto de Ilhéus (BA). Não podemos permitir que o estado fique de fora desse projeto fundamental”, afirmou Wanderlei Barbosa.
Nova ponte entre Tocantins e Maranhão
Nesta quarta-feira, 12, o governador participa de outra reunião com o ministro Renan Filho, desta vez acompanhado do governador do Maranhão, Carlos Brandão, de secretários estaduais e prefeitos da região impactada. O encontro discutirá o cronograma de construção da nova ponte entre Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA), obra estimada em R$ 171 milhões, com previsão de conclusão para dezembro deste ano.
Além do andamento da obra, a reunião abordará a ampliação do serviço de balsas, fundamental para minimizar os transtornos causados pelo desabamento da estrutura anterior, ocorrido em dezembro do ano passado.
“Embora seja uma responsabilidade federal, o Governo do Tocantins tem dado todo o suporte necessário às populações afetadas. Nosso compromisso é garantir condições adequadas de mobilidade até a conclusão da nova ponte”, destacou o governador.
Contratação das balsas
Nesta terça-feira, 11, foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) o extrato do contrato firmado entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e a empresa Amazônia Navegações LTDA. O contrato, assinado na sexta-feira, 7, prevê um investimento de R$ 39.959.771,81 para a operação da travessia entre Aguiarnópolis e Estreito.
De acordo com o DNIT, os serviços iniciarão em até 15 dias após a assinatura do contrato, inicialmente para pedestres e veículos leves. Para garantir a travessia, a empresa disponibilizará três balsas e quatro reboques para o transporte de caminhões de carga, além de duas balsas e dois rebocadores para veículos menores e passageiros. O serviço funcionará diariamente por um ano, com vigência até 22 de dezembro de 2025 – data que marca um ano do desabamento e o prazo para a conclusão da nova ponte.
(Secom-TO)