O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, visitou nesta sexta-feira, 7, a sede da Fundação Pró-Rim para apresentar a localização do terreno que será doado pelo município à instituição, que completará 20 anos de atuação no Tocantins em 2025. A área, de aproximadamente três mil m², abrigará a sede própria da entidade.
“A Fundação Pró-Rim está há 20 anos no Tocantins, mas ainda não possui uma sede própria. Identificamos uma área adequada e vamos garantir toda a base legal para a doação, considerando que a instituição atende 100% dos pacientes do SUS”, afirmou o prefeito. O terreno está situado na entrada da quadra Arso 132 (1305 Sul), na mesma região onde a fundação já opera.
Além da doação do terreno, Eduardo Siqueira Campos destacou a intenção de firmar convênios com a Fundação Pró-Rim para ampliar o atendimento em nefrologia, especialidade médica voltada ao tratamento de doenças renais. O objetivo é oferecer assistência preventiva e evitar que pacientes desenvolvam insuficiência renal crônica.
A jovem Cleidiane Lima do Carmo, que há 12 anos realiza sessões de hemodiálise na Fundação Pró-Rim, se emocionou com a notícia. “É a primeira vez que um prefeito vem aqui. Estou muito feliz em saber que teremos um espaço ainda melhor para o tratamento”, disse.
O presidente nacional da Fundação Pró-Rim, Maycon Truppel, reforçou a importância da doação. “Esse é um momento histórico para nós. A doação desse terreno representa um grande avanço. Atendemos pacientes de mais de 55 municípios tocantinenses e já realizamos dois mil transplantes renais. Somente em Palmas, 320 pacientes fazem hemodiálise três vezes por semana”, destacou.
Durante a visita, o prefeito esteve acompanhado pelo secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Regularização Fundiária, Israel Henrique de Melo Sousa; pelo médico nefrologista e responsável técnico, Antônio Amadeu Parisotto Giannasi; pela enfermeira especialista em nefrologia e responsável técnica, Nilielly Ribeiro da Silva Mascarenhas; pelo assessor de relações parlamentares, Guilherme Duque Strada; e pelo gerente regional da Pró-Rim no Tocantins, Jonas José Correa.